Portal - FPGA para Todos

Criando Componentes no Fritzing

Criando Novos Componentes

Para criar novos componentes clique em Componente, e em seguida Novo, ou aperte Ctrl+Alt+N.

Figura 1 - Ícone de Criação de Componentes

O Fritzing abre uma nova janela. Nela você tem três áreas para os desenhos do componente, nos modos Protoboard, Esquemático e PCB.

Figura 2 - Janela de Criação de Componentes

Ainda nesta janela você encontra duas abas, uma para descrever as especificações do componente outra para a definição dos conectores.

Figura 3 - Abas de Trabalho

Os desenhos do seu componente devem ser feitos em programas externos que gerem arquivos nos formatos .SVG, .JPG, .JPEG ou .PNG, exceto o desenho para PCB que tem que ser SVG, para exporta-lo como gerber, pois funciona melhor. Recomendo que utilize-se o Inkscape, pois também é um software livre e muito simples e fácil de usar. Você pode baixa-lo em http://inkscape.org/download/.

Existem diversas “regras” que devem ser seguidas no processo de desenho, porém as principais são: as dimensões do desenho e a fonte (caso seja utilizada).

Para se realizar um desenho com as dimensões corretas você pode importar o desenho da Breadboard da pasta ...\fritzing.2011.02.18.pc\parts\svg\core\breadboard e utilizá-la como referência.

O seu desenho deve ser salvo como "SVG plano".

O Fritzing aceita duas fontes, DroidSans e a OCR A, elas podem ser baixadas no próprio site do Fritzing,http://fritzing.org/learning/tutorials/creating-custom-parts/download-fonts-and-templates/ , se as fontes que você colocou no seu desenho não aparecerem no Fritzing e você estiver usando o Inkscape, converte as suas fontes em caminhos e salve novamente o desenho.

Para mais informações acesse http://fritzing.org/learning/tutorials/creating-custom-parts/providing-part-graphics/.

 

Após importar os três desenhos, vá para a aba conectores e clique em “Adicionar um conector”.

 

 

Repare que surgem nos três desenhos um quadradinho, posicione e redimensione este quadradinho em cada um dos desenhos, dê um nome a ele. Repita isso até que não seja mais necessário adicionar mais nenhum conector.

Para finalizar, dê um nome ao componente, carregue um ícone para ele que pode ser o mesmo desenho que será utilizado na breadboard, edite as Especificações na aba respectiva e salve o componente.

 

Se você quiser poderá modificá-lo mais tarde, clicando sobre ele e com o botão direito e selecionando Editar.

 

 

Para que você consiga modificar os conectores, antes você deve marcar e desmarcar a opção “Mostrar Pontos Âncora”.


...

...

 

...se você não fizer isso antes de tentar modificar algum conector o programa trava (malditos Bug's). Pode salvá-lo como um novo componente e manter o antigo ou substitui-lo com as modificações feitas.

Quem está Online

Temos 29 visitantes e Nenhum membro online

Apoio

Login Form