Portal - FPGA para Todos

Placa de Teclado Matricial

Placa de Teclado Matricial

Teclado_kit_1

Figura 1: Teclado Matricial

Descrição do Circuito

O teclado matricial é composto por 12 botões, distribuidos em 3 coluna e 4 linhas. Os botões, quando pressionados, conectam uma determinada linha a uma coluna, como será mostrado abaixo. As linhas e colunas são designadas por letras, em que K, J, H e G denominam as linhas e F, E e D as colunas. A figura 2 apresenta o esquemático do teclado:

Figura 2: Esquemático do teclado matricial

Abaixo segue o componente criado no Fritzing.

A imagem abaixo apresenta um exemplo de ligação do teclado juntamente com o kit do CPLD e o display de 7 segmentos.

Figura 3: Exemplo de montagem do teclado com o kit do CPLD no fritzing

O resistores funcionam como pull-up ou pull-down, dependendo se são conctados a Vcc ou a GND. A pinagem do teclado é mostrada na figura 4, utilizando como padrão Vcc e GND para pull-up:

Figura 4: Pinagem do teclado

Simulação

Pode-se simular o funcionamento do teclado, utilizando o software PROTEUS, seguindo o esquema figura 4. Nesse esquema, escolheu-se colocar um valor fixo nas colunas e verificar o valor nas linhas. Como colocamos Vcc nos resistores, eles atuarão como pull-up, ou seja, as colunas apresentaram 1 lógico quando nenhum botão está pressionado. Quando se pressiona um dos botões, o nível lógico que está na linha correspondente ao botão é transferido à coluna.

Figura 4: Animação da simulação do teclado

O funcionamento do teclado é ilustrado pela animação abaixo, mostrando dois tipos de leituras (que estão disponíveis nos exemplos de aplicação):

Animação 1: Modo de leitura assíncrona de teclado.                                            Animação 2: Modo de varredura do teclado.

placa_teclado_2
placa_teclado_1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem está Online

Temos 60 visitantes e Nenhum membro online

Apoio

Login Form