Portal - FPGA para Todos

Placa de Botões

Placa de Botões

Foto_Placa_botoes

Figura 1 - Placa de Botões

A placa de botões é um módulo muito útil do conjunto de kits e pode ser empregada em diversas aplicações seja na configuração de parametros, iniciar, pausar ou parar um processo, na construção de uma IHM(Interface Homem Máquina) enfim, são inumeros os projetos em que botões são necessários.

Descrição Geral e Princípios de Funcionamento

Visando atender esta necessidade desenvolveu-se uma placa de botões compatível com o padrão de conexão utilizado nos outros módulo de desenvolvimento apresentados neste portal. Apesar de seguir o padrão de conexão dos outros módulos nada impede que esta placa seja utilizada em projetos que não utilizem os módulos apresentados no Portal, para tanto deve-se alimentar a placa utilizando a alimentação do circuito que deseja realizar a aplicação (respeitando o limite de 5V).

 A imagem abaixo apresenta a figura da placa de botões desenvolvida para utilização com o fritzing.

placa_botoes

Figura 2 - Placa de Botões para Fritzing

Na Figura 3 está apresentado o diagrama esquemático da placa de botões. Pode-se observar todas as saídas das chaves estão conectadas a VCC por um resistor chamado de pull-up, desta forma garantimos que não haja flutuações na entrada de sinal do projeto onde a placa de botões deverá ser conectada. Então, enquanto o botão não é apertado o sinal é "1" e quando precionamos o mesmo ele vai a "ZERO".

esquemtico_-_botoes_1

Figura 3 - Diagrama Esquemático

Simulação

Segue abaixo um link com o arquivo do software Proteus para simulação desta placa. A Figura 4 ilustra como funciona a simulação, onde o nível lógico está em "1" quando o botão não está apertado e ao apertarmos ele vai para "ZERO". Observe a mudança nos botões e juntamente nos indicadores lógicos à direita.

simulacao

Figura 4 - Simulação da Placa de Botões

Arquivo de Simulação

Link para versão de demonstração do Proteus

Quem está Online

Temos 58 visitantes e Nenhum membro online

Apoio

Login Form