Portal - FPGA para Todos

Placa de Display de 6 Algarismos

Placa de Display de 6 Algarismos

disp7seg

Figura 1 - Módulo: Display de 6 Algarismos

Esta placa permite a exibição de valores de até seis algarismos hexadecimais, utilizando apenas quatorze pinos E/S do dispositivo acionador. Sua aplicação vale-se de um conceito simples de multiplexação no tempo, seja em PLD ou em microcontrolador. Um cuidado especial deve ser tomado: o circuito deste módulo não prevê esquemas de proteção contra a ativação simultânea de mais de um display, o que implicaria em corrente excessiva na saída do dispositivo acionador.

Descrição Geral e Princípios de Funcionamento

O esquema desta placa é simples: Um conector tem seis pinos conectos (através de resistores para limitação de corrente) à base de transistores PNP, cada um deles associado a um display de 7 segmentos. Um sinal de nível baixo num destes pinos fará o transístor conduzir, conectando a Vcc o anodo comum do display correspondente: o display é então habilitado para exibir um caractere. O byte apresentado neste instante nas entradas de segmento dos displays (no outro conector da placa) determinará que algarismo ou caractere estará visível no mostrador selecionado. Este segundo conector está conectado aos catodos dos leds do display segundo o mesmo padrão usado na placa "Display de 7 segmentos", o que resulta em uma vantajosa compatibilidade de rotinas e blocos de aplicação.

modulo_dispmux

Figura 2 - Diagrama Esquemático do Mostrador de seis Algarismos.

Arquivo de simulação do Proteus.

Link para versão de demonstração do Proteus.

A figura seguinte mostra uma etapa, no display de seis algarismos, da multiplexação no domínio do tempo. No conector da direita superior, uma palavra de seleção, com um único bit em nível baixo, ativa apenas um dos displays de sete segmentos. Simultaneamente, no conector da direita inferior;é aplicado um byte, código de formação do caractere numérico desejado, que aparecerá no display selecionado. Os códigos para caracteres aqui são; os mesmos usados na placa de "Display; de 7 Segmentos". Na Figura 3, mais abaixo, você verá uma animação do funcionamento do sistema.

 

Figura 3 - Animação do Funcionamento do Sistema

Se a seqüência de algarismos é exibida repetidamente, em rápida sucessão (vinte ou mais vezes por segundo) forma-se a imagem resultante, de um número de seis algarismos (Figura 4).

Display_On

Figura 4 - Resultado da Multiplexação no Display

Um exemplo de aplicação e acionamento desta placa pode ser visto no artigo Multiplexação de 6 Algarismos

Quem está Online

Temos 68 visitantes e Nenhum membro online

Apoio

Login Form